quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Jesus iniciou o seu ministério no ano 17

O INÍCIO DO MINISTÉRIO DE JESUS AOS 30 ANOS DE IDADE, no ano 17.

  Lucas afirma que Jesus tinha cerca de trinta anos ao começar o seu ministério, e não ao ser batizado, como geralmente se confunde e se afirma; e ele enfatiza isto dizendo:
 “Era como se cuidava”.
 Ou seja, “era como se observava” em cumprimento a Lei de Moisés, que prescreve que a idade para servir ou ter algum encargo na tenda (ministério) da congregação (templo) deveria ser de trinta anos para cima até aos cinqüenta anos (Lc 3:23 , Nm 4:3,23,30,35,39,43,47).
  João Batista testemunha que Jesus já existia antes dele: como Filho de Deus  e também por ter iniciado o seu ministério doze anos antes dele.
Ele não estava se referindo a idade cronológica entre ambos, pois, Jesus era seis meses mais novo do que ele (Lc 1:24,26,31,36,41-57)).

  Jesus desde os trinta anos, no ano 17,  já exercia o seu ministério entre os sacerdotes e levitas no Templo de Jerusalém (Jo 1:15,19,26,30,31).
E João Batista só começou o seu ministério (de batismo) doze anos depois, quando tinha quarenta e dois anos de idade, em 29 d.C.  (Lc 3:1-3,23).

  “Eu batizo com água; mas, no meio de vós (Jesus estava na companhia destes sacerdotes e levitas), está quem vós não conheceis”... (eles não conheciam ainda a  missão de Jesus, como o Messias anunciado pelos profetas, mas, o conheciam como um dos seus, que também servia no Templo, junto a eles)” (Jo 1:19-33).  

   Quando João disse isso, aos sacerdotes e levitas que haviam sido enviados de Jerusalém, pelos judeus (seus chefes) (Jo 1:19), Jesus estava com e no meio deles, pois, logo a seguir João diz à estes enviados:
“no meio de vós está quem vós não conheceis” (Jo 1:26).
   No outro dia Jesus voltou para conversar com João... pois João ainda não o conhecia, apesar de ser seu primo (Jo 1:29,33).
Tanto é assim, que Lucas nos diz que João enviou alguns de seus discípulos para perguntar a Jesus se Jesus era o Messias prometido (Lc 7:20).

   Jesus era tão familiar aos sacerdotes e levitas, pois com eles convivia no Templo, entre 30 a 43 anos de idade, e com isso podemos entender porque Jesus os chamava de “raça de víboras e sepulcros caiados”, pois, os conhecia bem: da ganância e da falsa piedade deles.
Também eles conheciam a Jesus a ponto de saber a sua idade, o local de onde viera e a sua família.
  E qual era o encargo de Jesus no Templo?
Tudo indica que era o de carpintaria e obras, pois os judeus não questionaram Jesus sobre a sua capacidade de reconstruir o Templo, pois sabiam que ele era carpinteiro e entendia de construção (Lc 14:28-30); questionaram-no  sobre a exigüidade de tempo, de três dias, que ele disse que iria levar para reconstruir o Templo, pois essa obra levou quarenta e seis anos para ser finalizada.
Também esse encargo poderia ser o de fiscalizar a ordem no Templo, pois Jesus expulsou os que ali vendiam; e o mais provável era a de que ele ensinasse as Escrituras Sagradas ao povo, pois fazia isso diariamente.
  Os judeus enviados da parte dos fariseus, querendo arranjar um motivo para o prender, perguntaram-lhe quem lhe dera autoridade para fazer tais coisas (expulsar os cambistas e ensinar ao povo) (Lc 19:45,47 e 20:2), pois, provavelmente Jesus, no ano 34, não tinha mais encargos no Templo.

JESUS era primogenito e, por parte de mãe era da tribo de Levi (Lc 1:5,36) e foi consagrado ao Senhor por ser primogenito e levita (Lc 2:23  Nm 8:16-25).

**********************************************************************************************************************************

      INÍCIO DO MINISTÉRIO DE JESUS ... ano 17

    “Respondeu-lhes João: Eu batizo com água; mas, no meio de vós (sacerdotes e levitas), está quem vós não conheceis (eles conheciam a Jesus, mas, não o conheciam ainda como o Messias).”(Jo 1:19,26)
    “Ora, tinha Jesus cerca de trinta anos ao começar o seu ministério.  Era como se cuidava (que tivesse essa idade), filho de José, filho de Heli...”  Lc 3:23).
 E logo a seguir, Lucas de certa forma justifica esse ministério, fornecendo a genealogia de Jesus.
    Lucas, acima, está comentando o início do MINISTÉRIO de Jesus  que se deu quando Jesus tinha 30 anos, no 17. 
 Esse ministério de Jesus foi exercido no Templo de Jerusalém, junto aos sacerdotes e escribas.
 João disse aos sacerdotes e levitas que o inquiriam por que batizava:
  "Eu batizo com água, mas, no meio de vós, está quem vós não conheceis (não conheciam no sentido de não saberem que Jesus era o Cristo de Deus, apenas o tinham por mais um levita servindo no Templo) (Jo 1:19-26).
Jesus, por parte de mãe era levita (Lc 1:5,36), e por ser primogênito fora consagrado ao Senhor (Lv 8:5-25).

 JESUS FOI BATIZADO NO ANO 33

  JOÃO BATISTA começou a batizar ano 29 (que era também o 15º ano do reinado de Tibério em Roma) (Lc 3:2) .
Jesus só foi batizado quando TODO o povo foi batizado (Lc 3:21), no ano 33, quando tinha 46 anos de idade.

 Por "todo" entenda-se àqueles que deveriam ser batizados segundo a escolha do Espírito Santo (predestinados).
 Se João Batista levou cinco minutos para batizar cada pessoa, então no final de um dia de oito horas (mais duas de pregação) teria batizado 96 pessoas.
E batizando em todo um ano, atingiria 35040 pessoas.
E no final de cinco  (5) anos 175.200 pessoas.
E esta cifra corresponderia a uns dez porcento da população que vivia em torno do rio Jordão.
 João tendo começado a batizar no ano 29 concluiu esta primazia, após 5 anos, no ano 33. Logo após o batismo de Jesus no ano 33, os discípulos de Jesus começaram a batizar também (Jo 3:22, 4:1,2).
E esta cifra final corresponderia a  10% de toda a população que vivia nas circunvizinhanças do rio Jordão (Lc 3:3).
 João Batista veio para preparar o caminho do Senhor e endireitar as suas veredas (Lc 3). Após isto, diz ele:
“eu não sou o Cristo, mas fui enviado como seu precursor... Convém que ele cresça e que eu diminua” (Jo 3:28-30).
João Batista foi decapitado no ano seguinte a morte de Filipe, irmão de Herodes Antipas,  no ano 35.
 Quando os discípulos de Jesus começaram a batizar, João Batista ainda não tinha sido encarcerado (Jo 3:24, 4:2).



******************************************************************************************
Estes textos do meu livro publicados aqui  é só para serem lidos aqui, neste meu blog, e não devem serem copiados, mesmo que seja só para arquivo  e leitura em seu computador.  Se gostarem deste livro, adquira-o na Editora, pois “todo aquele que trabalha faz jus ao seu salário”  (Lc 10:7, 1Tm 5:18)  ... e assim,  sendo justos, o Senhor Deus, certamente vos  abençoará ricamente.
*******************************************************************************************
Este livro está à venda na editora          http://www.clubedeautores.com.br/
ou diretamente com este autor no e-mail:             darcijara@yahoo.com.br

*******************************************************************************************
Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste livro pode ser reproduzida ou usada por qualquer meio, eletrônico ou mecânico, inclusive fotocópias, gravações ou sistemas de armazenamento em banco de dados, sem permissão por escrito, exceto nos casos de trechos curtos citados em resenhas críticas ou artigos de revistas.
*******************************************************************************************

2 comentários:

  1. Muitos historiadores ja calcularam a vinda de Cristo.
    Por ocasiao do ano de 2009 um pastor calculou com precizao absoluta e baseado em passagens biblicas.
    Para nossa decepção nao ocorreu.
    Eu creio que e sim possivel calcular porque algumas citações da biblia incentivam a isso. Mas ha muita especulação em torno do assunto. E tem que se levar em conta que pra calcular o dia precisa confrontar estudos de todo o mundo. E isso e meramente impossivel.
    Mas vamos aguardar o resultado da sua previzao.

    ResponderExcluir
  2. Ele vem como um ladrão,e todo o olho O verá.

    ResponderExcluir