Guerra fraticida em Israel.
Conto bíblico sobre a eliminação da 13ª tribo de Israel, em 1330 a.C. (os belamitas, que foi relacionada pelos escribas deuteronomistas, no 5º séc. a.C. como uma sub-tribo dos benjamitas).
Naqueles dias, em que não havia rei em Israel, houve um homem levita, que peregrinando nos longes da região montanhosa de Efraim,
tomou para si uma concubina de Belém de Judá.
Porém ela, aborrecendo-se dele, o deixou, tornou para a casa de seu pai, em Belém de Judá, e lá esteve os dias de uns quatro meses.
Seu marido, tendo consigo o seu servo e dois jumentos, levantou-se e foi após ela para falar-lhe ao coração, a fim de tornar a trazê-la.
Ela o fez entrar na casa de seu pai.
Este quando o viu, saiu alegre a recebê-lo.
Seu sogro, o pai da moça, o deteve por três dias em sua companhia;
comeram, beberam, e o casal se alojou ali.
Ao quarto dia, madrugaram e se levantaram para partir; então, o pai da moça disse a seu genro:
“Fortalece-te com um bocado de pão e, depois partireis.”
Assentaram-se, pois, e comeram ambos juntos, e beberam; então, disse o pai da moça ao homem:
“Peço-te que ainda esta noite queiras passá-la aqui, e se alegre o teu coração.”
Contudo, o homem levantou-se para partir; porém o seu sogro instando com ele, fê-lo pernoitar ali.
Madrugando ele ao quinto dia para partir, disse o pai da moça:
“Fortalece-te, e detende-vos até ao declinar do dia; e ambos comeram juntos.
Então, o homem se levantou para partir, ele, e a sua concubina,
e o seu moço; e disse-lhe seu sogro, o pai da moça:
“Eis que já declina o dia, a tarde vem chegando; peço-te que passes aqui a noite; vai-se o dia acabando, passa aqui a noite, e que o teu coração se alegre; amanhã de madrugada, levantai-vos a caminhar e ide para a vossa casa.”
Porém o homem não quis passar ali a noite; mas levantou-se e partiu, e veio até à altura de Jebus (Jerusalém), e com ele os dois jumentos albardados, como também a sua concubina.
Estando, pois, já perto de Jebus e tendo-se adiantado o declinar-se do dia, disse o moço a seu senhor:
“Caminhai, agora, e retiremo-nos a esta cidade dos jebuseus e passemos ali a noite.”
Porém o seu senhor lhe disse:
“Não nos retiraremos a nenhuma cidade estranha, que não seja dos descendentes de Israel, mas passemos até Gibeá.”
Disse mais a seu moço:
“Caminha, e cheguemos a um daqueles lugares e pernoitemos em Gibeá ou em Rama.”
Passaram, pois, adiante e caminharam, e o sol se lhes pôs junto a
Gibeá, que pertence a Benjamim.
Retiraram-se para Gibeá, a fim de, nela, passarem a noite; entrando ele, assentou-se na praça da cidade, porque não houve quem os recolhesse em casa para ali pernoitarem.
Eis que, ao anoitecer, vinha do seu trabalho no campo um homem velho; era este da região montanhosa de Efraim, mas morava em Gibeá; porém os habitantes do lugar eram benjamitas.
Erguendo o velho os olhos, viu na praça da cidade este viajante e lhe perguntou: “Para onde vais e donde vens?”
Ele respondeu: “Estamos viajando de Belém de Judá para os longes da região montanhosa de Efraim, donde sou; fui a Belém de Judá e, a gora, estou de viagem para a Casa do Senhor (Templo em Betel); e ninguém há que me recolha em casa., ainda que há palha e pasto para os nossos jumentos, e também pão e vinho para mim, e para a tua serva, e para o moço que vem com os teus servos; de coisa nenhuma há falta.”
Então disse o velho: “Paz seja contigo; tudo quanto te vier a faltar fique ao meu cargo; tão somente não passes a noite na praça.”
Levou-o para casa e deu pasto aos jumentos; e tendo eles lavado os pés, comeram e beberam.
Enquanto eles se alegravam, eis que os homens daquela cidade, filhos de Belial (homens maus), cercaram a casa, batendo à porta; e falaram ao velho, senhor da casa, dizendo:
“Traze para fora o homem que entrou em tua casa para que abusemos dele (homossexualismo ativo, ou, atentado ao pudor).”
O senhor da casa (o velho) saiu a ter com eles e lhes disse:
“Não, irmãos meus, não façais semelhante mal; já que o homem está em minha casa, não façais tal loucura. Minha filha virgem e a concubina dele trarei para fora; humilhai-as e fazei delas o que melhor
vos agrade; porém a este homem não façais semelhante loucura.”
Porém aqueles homens não o quiseram ouvir; então, ele pegou da
concubina do levita (sacerdote) e entregou a eles fora, e eles a forçaram (estupraram) e abusaram dela toda a noite até pela manhã; e, subindo a alva (estrela matutina), a deixaram.
Ao romper da manhã, vindo a mulher, caiu à porta da casa do homem, onde estava o seu senhor, e ali ficou até que se fez dia claro.
Levantando-se pela manhã o seu senhor (o levita, marido dela), abriu as portas da casa e, saindo a seguir o seu caminho, eis que a mulher, sua concubina, jazia à porta da casa, com as mãos sobre o limiar.
Ele lhe disse (pois ele não se deu conta que ela estava morta):
“Levanta-te, e vamos; porém ela não respondeu; então, o homem a
pôs sobre o jumento, dispôs-se e foi para a sua casa.
Chegando a casa, tomou de um cutelo (faca) e, pegando a concubina, a despedaçou por seus ossos em doze partes; e as enviou por todos os termos de Israel.
Cada um que a isso presenciava aos outros dizia:
“Nunca tal se fez, nem se viu desde o dia em que os descendentes de Israel (Jacó) subiram da terra do Egito até o dia de hoje; ponderai nisso, considerai e falai.” (Jz 19-21)
Certamente, com esse ato de profunda dor e humilhação, ao esquartejar em doze pedaços a sua amada que estava morta, e, ao enviar estes pedaços a cada uma das tribos, este homem, levita, clamou a seus compatriotas, que se fizesse Justiça.
SE JUNTARAM TODAS AS DOZE TRIBOS DE ISRAEL,
ao todo 400.000 homens e moveram guerra aos belamitas, que eram uma
subtribo da tribo de Benjamim, e moradores de Gibeá.
E toda esta subtribo belamita foi eliminada de Israel.
Foram mortos a espada 26.100 belamitas, por esse crime horrendo que fizeram alguns de seus maus compatriotas, ao estuprarem uma mulher (Jz 20:15).
Os moradores de Jabes-Gileade, descendentes de Maaca, bisneta
de Bela, patriarca dos belamitas (1Cr 7:7,12,15), por terem se omitido, ao não terem participado desta guerra contra os belamitas, foram todos exterminados a fio de espada também, exceto quatrocentas moças virgens (Jz 21:8-12). (ver capítulo “Limpeza Étnica” em Israel).
*A Bíblia, nesta passagem, nos ensina que: não só serão condenados a perdição e tormenta eterna àqueles que com extrema crueldade, atormentaram e assassinaram a mais de um milhão de cristãos e judeus, na Inquisição, na Idade Média...
e bem como, pelo crime que cometeram e que continuam cometendo, com estupros e pedofilia, principalmente contra as crianças e jovens ingênuos, mas também àqueles que se omitem, dizendo:
"Ah! isto aconteceu há tanto tempo atrás, e não fui eu que os pratiquei", e quanto aos crimes de pedofilia e estupro que os seus sacerdotes fazem hoje, eles replicam:
"Ah! em todas as religiões e classes sociais, há os laranjas podres"
Na verdade, como os benjamitas-belamitas e Jabes-Gileade, eles não querem abandonar a sua "tribo"... a Igreja Romana.
Quanto a isso, Jesus é bem claro:
"Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes de seus flagelos" (Ap 18:4).
Queiram ou não; odeiem-nos ou despreze-nos, esta “tribo” romana será eliminada por Deus das tribos de seu povo, agora, em 2014-2018, num só dia (Ap 18:8), antes que venha o grande Dia do Senhor, em 2019, com a vinda de Jesus.
Assim como o sangue de Abel clama a Deus por justiça, contra o seu irmão Caim; assim também o sangue de quase um milhão de cristãos cruelmente assassinados na Idade Média, clama contra os seus irmãos católicos-romanos (Gn 4:10, Ap 6:10).
ALEGORIA:
Este conto é uma metáfora da Igreja de Cristo (a verdadeira, aquela que está dentro de nós).
Esta Igreja é descrita na Bíblia como a figura de uma mulher.
Vemos neste conto que esta Igreja (mulher) foi perseguida, abusada e morta, pelos seus inimigos, mas, ressurgirá no fim dos tempos, quando serão separados os ímpio e hipócritas de um lado, e do outro, os verdadeiros seguidores de Cristo.
O corpo desta Igreja (mulher), depois de sua morte (que simboliza a morte e ressurreição de Jesus), foi dividido em doze partes e enviados as doze tribos de Israel (que no cristianismo é continuado pelos doze
doze apóstolos).
FATO HISTÓRICO:
Este episódio está relacionado com a “limpeza étnica” em Israel, que eliminaram, através de uma guerra civil, a sua 13ª tribo, a tribo dos belamitas, que obscuramente está relacionada como uma subtribo de Benjamim, que era a 12ª tribo.
Os israelitas e os belamitas se odiavam mutuamente, por causa do estupro que Siquém cometeu contra Diná, filha de Jacó, e, a vingança de Simão e Levi que, dolosamente, mataram a espada Siquém, patriarca dos belamitas, e todos os siquemitas, e roubaram seus bens
e escravizaram suas mulheres e crianças (Gn 34).
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muito bom e esta palavra , parabéns para quem postou esse texto bíblico com essa riqueza de detalhes ...
ResponderExcluirmuito bom e esta palavra , parabéns para quem postou esse texto bíblico com essa riqueza de detalhes ...
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